A sessão FONTES disponibiliza mais de 1.800 cópias digitais de documentos manuscritos e impressos que mencionam explicitamente os Palmares, produzidos entre 1595 e 1800, guardados por arquivos e bibliotecas brasileiros e estrangeiros. Excepcionalmente, foram incluídas duas leis que inscreveram Zumbi e Dandara no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, em 1996 e 2019.
As informações sobre cada documento estão sintetizadas em fichas que anotam o tipo documental, o local e a data em que foi emitido, assim como o nome e o cargo de seu emissor e destinatário. Seu conteúdo é descrito em um resumo e indexado por meio de palavras-chave; campos específicos registram ainda os nomes, cargos e locais citados no texto, desde que relacionados aos Palmares.
As fichas trazem as referências dos manuscritos (originais e cópias) guardados por um ou mais arquivos e bibliotecas, bem como de suas principais transcrições, publicadas nos séculos XIX e XX. Em alguns casos, uma transcrição modernizada, feita a partir do original (ou do documento mais próximo dele), também está disponível. Não havendo incidência de direitos autorais, é possível ler e salvar cópias digitais dos originais e das transcrições.
As fichas permitem ainda acessar o conjunto documental ao qual pertence o documento, aqui chamado de dossiê. A maior parte das fontes conhecidas sobre Palmares foi transcrita e publicada de forma esparsa e os dossiês permitem recompor o contexto de produção ou de arquivamento dos manuscritos. Por isso, a base inclui cerca de 1.300 documentos que não mencionam Palmares e, por este motivo, receberam um tratamento mais sumário nas fichas e não foram indexados.